:::: MENU ::::

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Continuando os posts sobre estratégia em VtES, especificamente sobre os arquétipos de decks, mostrarei as dicas e macetes na escolha de construção de deck e como se portar durante a partida. Nesse post será abordado o deck do KINE! Deck de Votação.




3.2 Votação


A) Como esse deck vence o jogo?


Um deck de votação clássico usa ações políticas que causam dano direto no pool de sua presa, além de poder ganhar pool e manter um certo controle na mesa. 


B) Que cartas eu devo usar?


Na sua cripta, você precisará de vampiros titulados que tenham as disciplinas necessárias. Você também tem que se assegurar de que será capaz de passar as votações contra os votos dos outros Matusaléns. A forma clássica é a utilização de Príncipes, que possuem 2 votos cada,e são geralmente de capacidade baixa o suficiente para que possa influenciar 2 ou 3 deles.

Além dessa formação, existe também o Weenie de Votação, que concentra vampiros de vários clãs diferentes e com capacidade de no máximo 3, e que tenham Presença. Ele então se baseia em ações políticas de Crusade e Praxis para ganhar títulos e consolidar poder de voto, e cartas de presença para garantir que suas ações políticas irão passar.

As cartas da Library de um deck de Votação incluem o seguinte:

Cartas Master - Decks de votação geralmente rodam a mão lentamente, então você pode ter 20 ou mais cartas master sem trava a mesma. Considere cartas que dificultem o bloqueio das ações políticas (Creepshow Casino, Toreador Grand Ball e Opinun Den, Monastery of Shadows, etc.). Considere Aceleradores de cripta (Information Highway, Zillah's Valley, Eternals of Sirius e Effective Management).Considere cartas que dão votos extras (Ventrue Headquarters, Legendary Vampire) ou que beneficiem os votantes (archetypes etc.). Como sempre,não esqueça das funcionais Blood Dolls, Hunting Grounds, etc, mas é recomendado substituir as Blood Dolls e Vessels por Minion Taps ou Villeins. Finalmente, considere cartas que ficam em jogo e que necessitam de um referendum para remover, pois costumam ser bm poderosos e você será capaz de votar contra a remoção do mesmo.

Ações Políticas - Essas são as cartas centrais do deck, e quase todo deck de votação irá incluir algumas cópias de Kine Resources Contested que é a sua forma número um de causar dano na presa. 

É importante notar também quais são os seus vampiros quando estiver procurando cartas de votação para incluir no deck. Por exemplo, se você possuir muitos vampiros de capacidade alta, use cartas de votação que se beneficiem disso. Existem também muitas cartas podrosas se tratando de controle de mesa, como Disputed Territory e Banishment, uma das mais famosas, mas procure não colocar muitas delas, prefereindo as que causam dano direto no pool da presa.

Cartas que aumentam votos - a disciplina Presença complementa os decks de votação por conta de três cartas: Awe, Bewitching Oration e Voter Captivation, sendo as duas primeiras as cartas que dão mais votos no jogo. Outras disciplinas também podem aumentar, mas não com tanta maestria quanto Presença faz.

Voter Captivation - Voter captivation é uma carta que ganha jogos, e um deck de votação com vampiros de capacidade alta somados ao uso de Minion Tap pode ganhar rapidamente uma grande quantidade de pool. Existem outras cartas que dão bônus ao passar referendums, mas essa é de nível premium.

Cartas de Evasão - Você definitivamente não quer ser bloqueado, então você recisa encontrar formas de não ser bloqueado.. Infelizmente, é muito difícil adicionar furtividade para um deck de votação, pois os únicos vampiros que possuem Presença e Ofuscação no nível superior tendem a não serem titulados. Existem opções, no entanto, e quase todo deck "top" inclui alguma forma de não ser bloqueado.

Evasão em Combate - Decks políticos geralmente não lutam muito bem, pois perderiam o foco, então você precisa de alguma forma de módulo de proteção para evitar que seus preciosos vampiros sejam mandados para *a terra de lalau* torpor. A forma mais simples de se fazer isso é usar uma dúzia de cartas que dêem Strike: Combat Ends, apesar de ser facilmente contra-atacado por estratégias específicas presentes em decks de combate (Immortal Grapple e Psyche!).

Defesa contra sangramento - Decks políticos não tendem a bloquear muito bem, então a melhor defesa contra sangramentos é o uso de cartas de redirecionar sangramentos. Cartas que reduzem sangramento podem funcionar também, apesar de não serem fortes o suficiente para impedir um deck que sangre pesado.


C) Como eu jogo com o deck e como eu o derroto?


Decks de votação podem ser tanto de controle de mesa quanto de agressão focada. Por um lado, eles são quase tão bons quanto os decks de sangramento no quesito tirar pool da presa. Por outro, eles tem um número de opções bem maior.

Um deck de votação PRECISA ficar atento da dinâmica da mesa, e o jogador precisa ser habilidoso em negociações e acordos. Quase todas as cartas de votação irão afetar mais de um jogador, então você precisa estar atento a como conseguir acordos favoráveis de cada votação que chamar.

Um deck de Votação também pode ser um dos mais rápidos "bloaters" (ganhar pool), graças à carta Voter Captivation combinada com Blood Doll e Minion Tap e similares.

O tormento de todo deck de votação é ser bloqueado. Mesmo um único ponto de intercept permanente é capaz de bloquear uma votação crítica, e uma vez que o combate se inicia, opções podem se tornar limitadas para o deck de votação. A regra de não repetir o mesmo tipo de ação significa que mesmo que você desvire após uma ação política ser bloqueada, você não poderá chamar outra naquele turno com aquele vampiro.

Se seu predador ou sua presa for um deck de votação,e você tiver a oportunidade de bloquear, sempre considere o fazer. Ameaçar bloquear e ganhar algo em troca também é suficiente.

O outro risco de um deck de votação é ser espancado alvo de um deck de combate. Isso é um pouco menos problemático do que ser bloqueado, pois ele não interferirá nas suas ações quando as estiver fazendo, mas ele pode facilmente colocar todos os seus vampiros para torpor. Como você não pode fazer muita coisa a respeito desse incoveniente, você deverá pedir ajuda dos outros jogadores para que resgatem os seus vampiros de torpor.

Note também que você pode incluir também outros módulos de defesa além de combat ends, caso o se meta-game seja repleto de decks de combate, podendo utilizar principalmente cartas de prevenção ou cartas de dano elevadas como tapa de 9 Death of My Conscience.

Vulnerabilidade é devido também ao pouco sangue em seus vampiros quando você está jogando bem, pois você estará quase 'secando-os" com Minion Taps ou Blood Dolls e similares logo após ter enchido-os usando Voter Captivation. 

Na pior das hipóteses, você pode ficar uma pouco tranquilo sobre a integridade de seus vampiros em torpor, pois geralmente possuirá votos o bastante para desencorajar diableries, a menos que ele tenha sido decapitado. O.o

Categories: , , ,

0 comentários: