:::: MENU ::::

terça-feira, 1 de abril de 2014

Continuando os posts sobre estratégia em VtES, falarei sobre a arquétipos de decks, mostrando dicas e macetes na escolha de construção de deck e como se portar durante a partida. Nesse post será abordado o divertido estilo "Stealth & Bleed", o sangramento com furtividade.





3. Arquétipos de Decks



As seguintes perguntas serão respondidas para cada arquétipo:

A) Como esse deck vence o jogo?
B) Que cartas eu devo usar?
C) Como eu jogo com o deck e como eu o derroto?

Vamos agora a cada um deles, por ordem de complexidade.


3.1 Sangramento e Furtividade (Stealth & Bleed)


A) Como esse deck vence o jogo?


Um deck de sangramento e furtividade combina alto valor de furtividade com

a
sangramentos em alta quantidade para matar a sua presa o mais rápido possível.

B) Que cartas eu devo usar?


Em sua cripta,você irá precisar de vampiros que possam gerar tanta furtividade como sangramento. A escolha clássica de clã são os Malkavianos, tanto usando a antiga combinação de disciplinas Dominação-Ofuscação, ou Demência- Ofuscação.

Além dos malks, existem outras opções:

- Giovanni Necromancia-Dominação, compensando a falta de furtividade pesada usando furtividade falsa;

- Seguidores de Seth Presença-Ofuscação, compensando o dano menor no pool com acesso fácil a Srtike: combat ends e ganhando pool quando sangra com sucesso. A maior dificuldade nessa combinação é encontrar vampiros de capacidade mediana com ambas disciplinas no nível superior.

- Inner Circle Arika/Stanislava usando sua grande quantidade de disciplina para alcançar danos realmente altos na presa. Esse deck difere um pouco do estilo clássico dese arquétipo, falaremos mais sobre ele mais a frente.

Como uma regra geral, a maioria dos decks de furtividade e sangramento irão utilizar os vampiros de menor capacidade possível que tenham as duas disciplinas no nível superior, ou qualquer que tenham no mínimo as duas no inferior, e utilizar cartas Master Discipline para completar.

Quase sempre você montará a sua cripta baseada apenas nas duas disciplinas para maximizar o seu nível de agressão através da consistência de suas compras de carta.

Cartas da livraria Library, que devem incluir um mix de cartas de furtividade e sangramento, com algumas outras cartas extras (Deflection, provavelmente).

Cartas Master - O deck gira muito rápido, então você necessitará de poucas cartas master e que sejam de fácil usom não ultrapassando o limite de 15-20 cartas (o que já é muito).

Considere cartas de disciplina para diminuir a capacidade média de sua cripta. 

Considere cartas que dificultam o bloqueio por parte da sua presa (Misdirection, Pentex Subversion). Considere aceleradores de cripta (Information Highway, Effective Management, Zillah's Valley). Considere cartas específicas para o seu tipo de deck (Momentum's Edge,etc.). Além disso, não esqueça dos sempre funcionais Blood Doll, Vessel,Hunting Ground etc.

E finalmente considere cartas como Deal with the Devile The Barrens, que irão manter a sua mão girando em caso de hand jam,assegurando que você sempre tenha uma mão agressiva.

Cartas de Sangramento - No seu sangramento você pode usar apenas uma carta de ação,e geralmente uma carta de modificador que aumente o sangramento, com o Command of the Beast como a única exceção. 

A opção mais forte no deck clássico de sangramento é a combinação de Govern the Unaligned e Conditioning. Govern the Unaligned é provavelmente uma das cartas mais fortes do jogo - ao nível de que todas as outras cartas são comparadas. Custa um de sangue, mas pode ser usado como ação de sangramento de +2, ou mover 3 pool do banco de sangue para um vampiro mais novo, o que pode ser considerado um acelerador de cripta ou um gerado de pool. Conditioning também custa 1 de sangue, por +2 ou +3 de dano, e mesmo sendo mais fraco que Govern, tem a vantagem de ser um modificado de ação, podendo ser usado em conjunto durante a mesma ação de sangramento.

Lembre-se que você só paga o custo de cartas de ação se a mesma for bem sucedida, enquanto que os modificadores precisam ser pagos ao serem jogados.

Apesar de ser uma combinação forte, é bom variar e ganhar versatilidade, usando cartas como Scouting Mission + Threats (que não custam sangue), Bonding (que dá +1 de furtividade), etc.

Cartas de Furtividade - Aqui sim é necessário variar para valer, pois em cada ação você só pode jogar uma de cada. Muitas cartas de furtividade tem efeitos "bônus",e você deverá realizar as suas escolhas de forma a optimizar suas utilizações. Uma combinação bastante efetiva e focada é a utilização do combo Lost in Crowds e Elder impersonation.

Outras Cartas - Não tenha nada a mais, mas se quiser, use no máximo 5-10 cartas. Diluir a conceito de Sangramento e Furtividade é geralmente uma má ideia, mas alguns jogadores podem achar que vale a pena se usarem uma combinação como por exemplo 5x Wake With Evening Freshness + 5x Deflection de forma a ganhar algum grau de defesa contra outros decks de sangramento.


C) Como eu jogo com o deck e como eu o derroto?


Jogar com esse deck é jogar agressivamente. Você sempre deverá sangrar, e com sangramento pesado.

Algumas vezes será necessário fingir que não tem cartas suficientes e ficar parado, apenas para retirar atenção de cima de você, mas você só será capaz de fazer isso se o seu deck parecer que não é um deck de Furtividade e Sangramento. Um deck Malkaviano obviamente irá sangrar com furtividade em algum momento, não tem como enganar ninguém, estou te sangrando só para pegar o edge ;) o melhor a fazer é começar a sangrar desde o início da partida.

O deck é inegavelmente efetivo mas tem algumas fraquezas significantes:

Primeiro, é um arquétipo bem óbvio de se perceber. desde o seu primeiro sangramento, ou mesmo depois da revelação de seu primeiro vampiro, a maioria dos jogadores terão percebido o seu plano de jogo. Isso deixa pouco espaço para sutilezas ou negociações.

Segundo, ele usa pouca interferência no jogo dos outros, pois foca-se totalmente em seu plano. Isso significa que essa estratégica é muito fraca em impedir as ações de seu predador, portanto sendo bem fraca em controlar a mesa.

Terceiro, ele é muito vulnerável em combate. A maioria dos vampiros que são bons em sangrar com furtividade são muito ruins em combate (exceto os setitas).

Quarto, ele chama atenção. Todo mundo teme a velocidade e poder de um deck desses, portanto eles tentarão interferir n seu jogo o máximo que puderem. Ao mesmo tempo, eles sabem que não importa o que façam com você, seu plano de jogo continuará o mesmo (sangrar, sangrar forte, sangrar rápido). Isso significa que você tem pouco poder de negociação. Perceba que a disciplina demência tem um pouco de vantagem nesse departamento, pois possui a única carta que permite sangrar qualquer matusalém, permitindo negociações. 

Como você pode ter percebido, esse arquétipo é visto como uma forma bruta, eficiente e que não requer muito raciocínio para se pilotar além de não ter "estilo".

Quinto, a pior parte, é que é vulnerável a cartas que redirecionem o sangramento. As cartas Deflection, Redirection, Telepathic Misdirection e My Enemy's Enemy podem realmente estragar a sua estratégia, fazendo-o atacar o alvo errado.

Outras estratégias específicas para contra-atacar o S&B existem, Protected Resources é um dos melhores, existindo também Archon Investigation, Major Boon, entre outros.

É importante mencionar também que, se você está sendo predado por um S&B, você pode simplesmente não fazer nada e levar a sangrada. Essencialmente, você estará "travando" a mão de seu predador (Hand Jam) com cartas de furtividade, pois o mesmo não estará tendo a oportunidade de utilizá-las e ele terá dificuldades cada vez maiores em sacar cartas de sangramento. 
Categories: , , ,

0 comentários: